terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MAURÍCIO MARZULLO

FARTURA NA MISÉRIA

Maurício Marzullo

Com a grave crise que atualmente atravessamos, de difícil solução, aliás, seria bom que volvêssemos os olhos para o interior brasileiro, fonte de nossos abastecimentos, para que sentíssemos, de visu, a seriedade deste momento.
Lá, como aqui, a dificuldade é a mesma, podendo dizer-se maior, porque, felizmente, nós, dos grandes centros urbanos, ainda contamos com que comer, enquanto os do interior, em meio à fartura, morrem à míngua, simplesmente pelo fato de os fazendeiros, ou os proprietários de grandes lavouras, preferirem despachar os seus produtos para o Rio, São Paulo, etc., a vende-los por lá mesmo, privando, até, os seus concidadãos de algumas sobras, só porque a ganância dos lucros lhes embota o espírito.
Angustura, cidade mineira da Zona da Mata, que conhecemos nas férias, é bem um atestado do que aqui se afirma.
Com uma população razoável e dócil, vive como que abandonada, faminta, em meio à fertilidade de suas terras, à riqueza de sua vegetação.
Tal descalabro, porém, poderia ser sanado, minorado, pelo menos, se o Prefeito a cuja jurisdição pertence Angustura, lhe fizesse valer os direitos, obrigando a instalação de uma feira-livre semanal, aos domingos, por exemplo, onde toda a gente pudesse adquirir o necessário a sua subsistência e sentir o amparo do Estado.
Esta providência, que já viria tarde, dever-se-ia estender às pequenas cidades de todo o Brasil, pois é por lá que pulsam os grandes corações de nossa nacionalidade.
*
Isto pode não ser engraçado; mas, que é triste, é...

Publicado na revista O Espeto, p. 4, Rio, 1o. de maio de 1947.

[Texto atualizado por Nelson Marzullo Tangerini,
sobrinho de Maurício Marzullo]

Arquivo famílias Marzullo e Tangerini:

nmtangerini@hotmail.com. , nmtangerini@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário